• Facebook Page: 141150569282013
  • Twitter: ifscchapeco

Guia de Cursos

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Home
Banner
Inicio
ALUNOS DE GRADUAÇÃO PODEM PARTICIPAR DE INTERCÂMBIO NO EXTERIOR

   O programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal abriu novas chamadas para o intercâmbio de estudantes no exterior. Há vagas para Alemanha, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Hungria, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia.  Os alunos dos cursos de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina podem se inscrever em qualquer uma das chamadas, desde que atendam aos requisitos exigidos.

   O coordenador de Assuntos Internacionais do IFSC, Jair Líbero Cadorin, explica que os formulários de inscrição ainda não estão disponíveis, mas orienta aos alunos a lerem as chamadas no site do Ciência sem Fronteiras. “No caso dos estudantes do IFSC, salientamos a necessidade de efetuação das inscrições também no âmbito do Instituto”, destaca. As inscrições no IFSC podem ser feitas pela página das Relações Internacionais (clique aqui).

 

Leia mais...
 
DOMINGO É DIA DO EXAME PARA OS CURSOS TÉCNICOS

   Neste domingo, dia 25 de novembro, 8.872 candidatos disputarão uma das 2.521 vagas oferecidas para os cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em todo o estado pelo processo seletivo 2013.1. O exame de classificação será realizado nas cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê.  Quem vai fazer a prova já pode conferir seu local de prova no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

Sobre o exame

   Na parte da manhã, serão aplicadas as provas para quem busca uma vaga nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes. O início do exame é às 8h30. Já de tarde, é a vez dos candidatos aos cursos técnicos integrados, sendo que o exame começa às 14h.

   A prova terá  trinta questões de múltipla escolha. No caso dos cursos técnicos subsequentes, as perguntas abrangem conteúdo do Ensino Médio de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Para os cursos concomitantes, o conteúdo cobrado será referente ao Ensino Fundamental e à 1ª Série do Ensino Médio das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Já para os cursos integrados, as questões abordam conteúdo do Ensino Fundamental das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia.

   O gabarito das provas será liberado no próprio domingo, a partir das 18h no site www.ingresso.ifsc.edu.br. A divulgação dos candidatos aprovados sai em 20 de dezembro. E as aulas para quem conquistar uma vaga começa no início de 2013 – de acordo com o calendário de cada campus.

Leia mais...
 
ALUNOS DO CURSOS TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA MODALIDADE PROEJA EM VISTA TÉCNICA

No último dia 17/11/2012, docentes e educandos do módulo I, do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Eletromecânica, na modalidade de EJA, realizaram uma visita técnica ao Centro de Distribuição da CELESC de Chapecó. O núcleo temático do Curso no referido módulo é “Ciência, Tecnologia e Cotidiano” desenvolvendo o tema “Energia Elétrica no Cotidiano”.

As visitas técnicas realizadas no Curso são fundamentais para materialização do Ensino Integrado, permitindo que o educando vivencie na prática os conhecimentos teóricos construídos em sala de aula. Para a referida visita, foram desenvolvidas oficinas nas aulas de Projeto Integrador, que buscaram mostrar os caminhos da Energia Elétrica, desde a geração nas Usinas até a distribuição em nossas casas, além de dois encontros preparatórios com docentes e educandos.

Durante a visita observou-se a curiosidade dos educandos em relação aos procedimentos necessários para que energia elétrica do nosso dia a dia chegue em segurança a nossas residências, e sanaram dúvidas relativas à distribuição de energia nos Municípios próximos da Chapecó.

A avaliação dos educandos foi muito positiva, já que puderam observar in loco os procedimentos e métodos utilizados na transmissão da energia elétrica, com as devidas explicações e esclarecimentos das pessoas responsáveis por executá-los.

Veja imagens da visita em http://goo.gl/yaSve

 
ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EM VISITA TÉCNICA

A energia gerada a partir de hidrelétricas é uma realidade na região oeste de Santa Catarina e conhecer os sistemas de automação e funcionamento desses processos é importante para todos, especialmente futuros engenheiros. Destaca-se ainda que, no cenário atual, é imprescindível que os profissionais tenham uma visão sistêmica sobre os efeitos das atividades humanas nos ambientes naturais.

 

No dia 14/11/2012, os alunos do I Módulo de Engenharia de Controle e Automação, acompanhados pelos professores Henri Belan (Int. à Engenharia de Controle e Automação), Saionara Greggio (Comunicação e Expressão) e Erica M. Benincá (Engenharia e Sustentabilidade), realizaram visita técnica à Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó. Na ocasião, os discentes puderam conhecer o funcionamento bem como as técnicas de controle de processo utilizadas em usinas hidrelétricas. Além disso, aspectos econômicos, sociais e ambientais também foram abordados, sendo possível discutir sobre os impactos gerados pela implantação e funcionamento dessa atividade.

 

veja imagens da visita em http://goo.gl/GLi1J

 
<< Início < Anterior 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 Próximo > Fim >>

Acesso Intranet

Usuário:
Senha:
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.