• Facebook Page: 141150569282013
  • Twitter: ifscchapeco
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Home
Intercambistas do Câmpus Chapecó preparam-se para embarcar PDF Imprimir E-mail
Ter, 25 de Julho de 2017 11:49

Os 17 selecionados para a 12ª edição do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie) já estão se preparando para a viagem de intercâmbio em setembro. Eles vão desenvolver projetos de pesquisa em suas respectivas áreas pelo período de três meses em instituições de ensino na Finlândia, Alemanha, Portugal e Espanha.


Na sexta-feira (21), eles participaram de reunião de preparação organizada pela Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais (Assint), presencialmente, na Reitoria, e por videoconferência.

Foram selecionados 11 alunos de cursos técnicos e seis de cursos superiores dos câmpus Araranguá, São Miguel do Oeste, São José, Florianópolis, Florianópolis – Continente, Itajaí, Garopaba, Chapecó e Joinville. Esta é a segunda edição em que são oferecidas vagas pelas ações afirmativas: estudantes de baixa renda, portadores de deficiência e cotas raciais, que receberão um valor maior de bolsa para intercâmbio. O valor para os selecionados em ampla concorrência é de 2,3 mil euros e para os selecionados por cota, 2,8 mil euros, com recursos próprios do IFSC.

A assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais, Raquel Matys Cardenuto, destaca que este é primeiro contato com os estudantes selecionados e um momento para esclarecer dúvidas quanto à documentação, relatórios, vistos, passaporte, projetos de pesquisa, entre outros. Segundo Raquel, a participação dos alunos foi mais abrangente: “nesta edição, tivemos um número grande de câmpus representados, assim como de cursos que ainda não haviam enviado alunos para o Propicie, como a licenciatura em Física, Design de Moda, Recursos Pesqueiros e Saneamento”.

A cada semestre, o Propicie seleciona estudantes de cursos técnicos e superiores para projetos de intercâmbio em instituições parceiras. Além do bom desempenho acadêmico, os estudantes precisam ter bom nível em Língua Inglesa, mesmo os que vão para instituições de países em que esta não é a língua oficial.

Irmãos vão ficar em países diferentes

Os irmãos Guilherme Pauli, 23 anos, e Vinícius, 17, foram selecionados em primeiro lugar para o intercâmbio de cursos superiores e técnicos, respectivamente. Guilherme é aluno do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis e vai para a Finlândia. Já Vinícius é aluno do curso técnico em Eletrotécnica do mesmo câmpus e vai para Portugal. 

“Eu estava querendo ir porque um colega meu já foi. Eu resolvi me inscrever e avisei meu irmão. Deu certo, nós dois fomos selecionados”, conta Guilherme, que planeja encontrar com o irmão durante os três meses de intercâmbio. A mãe, Arlete, acompanhou os dois na reunião com a Assint. “Estou bem orgulhosa, porque os dois passaram em primeiro lugar, mas também estou apreensiva”.

A estudante do curso técnico Hotelaria do Câmpus Florianópolis – Continente, Jamile Bethu Correa, 20 anos, também decidiu se inscrever após outra colega participar do Propicie. Sobre a seleção, ela destaca que é importante saber falar inglês. “Eu falo inglês, pois na minha área é preciso saber. Fiquei um pouco nervosa, mas acabei indo bem”, conta. Ela vai para a cidade de Porto, em Portugal, onde vai participar do projeto “The Route”, sobre rotas turísticas.

Desde os 10 anos de idade, estudar fora do país é o sonho de Mateus Soppa, 17 anos, do curso técnico integrado em Mecânica, do Câmpus Joinville. Porém, ele não imaginou que seria tão cedo, ainda no curso técnico. Mateus foi aprovado para um projeto sobre motricidade humana, no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal. “Quando fui me inscrever, vi que era um projeto mais legal que o outro. Esta foi a minha terceira opção, mas não fiquei triste, pelo menos fui selecionado”. Ele veio a Florianópolis participar da reunião acompanhado da mãe e do irmão Cauã, de 10 anos. “Acho que meu irmão vai sentir muita falta, somos muito apegados. Também vou sentir falta dos meus dois cachorros”, conta Mateus.

Fotos: 
1 - Reunião realizada na sexta-feira (21) na Reitoria
2 – Intercambistas e equipe da Assint


Carla Algeri | Jornalista IFSC

 

Acesso Intranet

Usuário:
Senha:
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.