Câmpus Chapecó realiza solenidade para comemorar os 11 anos de implantação na cidade PDF Imprimir E-mail
Seg, 14 de Agosto de 2017 17:15

Na próxima segunda-feira, 21 de agosto, o Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza uma solenidade para comemorar os 11 anos de implantação na cidade. O evento será às 18h30, na Sala Agostinho Duarte, no Centro de Cultura e Eventos. Neste dia, a partir das 18h, todas as atividades docentes e administrativas do câmpus serão transferidas para o local do evento.

A solenidade será um momento para a realização de um apanhado histórico da expansão da rede federal, do IFSC e do Câmpus Chapecó, além de ser uma prestação de contas para a comunidade. Durante o evento, também haverá um momento de homenagens para os servidores públicos federais que se dedicaram e se dedicam para o andamento das atividades docentes e administrativas da unidade.

“Comemorar os 11 anos de IFSC em Chapecó, significa comemorar também a expansão da Instituição pelo interior do Brasil, uma vez que foi o primeiro câmpus da expansão a ser implantado. Significa que nestes 11 anos foi possível democratizar ainda mais uma Educação Técnica de qualidade. Foi auxiliar no desenvolvimento socioeconômico da região, colaborando para que a mão-de-obra especializada, não precisasse mais ser importada de outras regiões”, destaca a atual diretora-geral do Câmpus Chapecó, Ilca Maria Ferrari Ghiggi.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi a primeira instituição federal de ensino no Oeste Catarinense, com a inauguração do Câmpus Chapecó em 22 agosto de 2006.

O Câmpus Chapecó foi parte do Plano de Expansão I. Na época, o IFSC chamava-se Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/SC). Em 2008, a lei 11.982 implantou 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A partir daí, o Cefet passou a chamar-se IFSC.

O prédio do Câmpus Chapecó inaugurado em 2006 tinha 500m2. Atualmente são 6,100 m2 (área construída).

Antes mesmo da inauguração, o Câmpus Chapecó já ofertava dois cursos técnicos, de Mecânica e Eletroeletrônica, através de local cedido pela Sociedade Educacional do Oeste de Santa Catarina (Socioeste).

O Câmpus Chapecó diplomou mais de 700 alunos e emitiu mais de 3 mil certificados, promovendo e difundindo conhecimento e desenvolvendo cidadãos capazes de transformar a realidade em que vivem no Oeste catarinense.

Atualmente, oferta cinco cursos regulares: os técnicos em Mecânica e Eletroeletrônica (para formados no Ensino Médio), Eletromecânica (Proeja) e Informática (Integrado ao Ensino Médio), e o curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação. Além destes, o câmpus também oferece até cinco vezes ao ano os cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs), que são de curta duração e voltados para a qualificação profissional rápida.

“Passados estes 11 anos de grandes desafios e dificuldades com a interiorização, precisamos nos consolidar, precisamos ficar conhecidos, precisamos nos tornar referência em ensino de qualidade, em pesquisa aplicada, em inovação tecnológica, bem como, com programas de extensão voltados para a sociedade. Assim, poderemos contribuir ainda mais com a região. Mas tudo isso, só será possível se unimos forças Servidores, Alunos e Sociedade comprometidos com uma Educação de Qualidade”, afirma a diretora-geral.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC