Alunos do Câmpus Chapecó estão com as malas quase prontas para estudar em outros países PDF Imprimir E-mail
Ter, 29 de Agosto de 2017 15:02

Dois alunos do Câmpus Chapecó embarcam, no mês de setembro, para uma das maiores experiências de suas vidas: um intercâmbio em outro país. Luana Maronesi, 17 anos, irá estudar na cidade de Porto, em Portugal. E Ronaldo Atsushi Hayakawa, 25 anos, vai para Neubrandenburg, na Alemanha.

Os dois foram selecionados pelo programa de intercâmbio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Propicie. Luana estuda no módulo 8 do Ensino Médio Técnico em Informática. Ela decidiu se inscrever para o Propicie após ter assistido a apresentação de outro aluno que participou no ano passado. “Sempre gostei de viajar e conhecer novos lugares, principalmente pelas diferenças culturais de cada região que trazem sempre um grande aprendizado”, destaca.

A aluna vai morar na cidade de Porto, em Portugal, de setembro a dezembro. “Estudarei no Instituto Politécnico do Porto e desenvolverei o projeto VirtualSign, que se trata de criar um tradutor de texto em Língua Portuguesa para a Língua de Sinais de Portugal e vice-versa”, conta.

Já Ronaldo está no 10º semestre da graduação em Engenharia de Controle e Automação e decidiu participar do Propicie quando começou a ter contato com o mercado de trabalho. “Observei o grande diferencial que um intercâmbio em seu currículo lhe proporciona. O mercado de trabalho busca pessoas que tenham uma vivência em outros países, com novas visões e conhecimento de novas tecnologias”, afirma.

O aluno irá morar na cidade de Neubrandenburg, na Alemanha, durante três meses (setembro a dezembro). “Irei para a Hochschule Neubrandenburg University of Applied Science, em Neubrandenburg. Irei para realizar um projeto de pesquisa junto à universidade, no qual irei realizar o setup de um sistema medidor de ângulos”, explica.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC