Câmpus Chapecó expõe projetos voltados à tecnologia assistiva em Workshop PDF Imprimir E-mail
Qua, 30 de Agosto de 2017 09:49

Nesta terça e quarta-feira (29 e 30), servidores e alunos do Câmpus Chapecó participam do 2º Workshop Viva as Diferenças, no Centro de Cultura e Eventos. Mais de 20 instituições de ensino e empresas expõe projetos em estandes e participam de palestras voltadas para Pessoas com Deficiência (PCD).

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), através do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), expõe projetos voltados à tecnologia assistiva. Dois deles são protótipos desenvolvidos dentro de sala de aula por alunos da graduação em Engenharia de Controle e Automação.

Um dos projetos possíveis de se conhecer e até testar é a colher assistiva, voltada para pessoas que sofrem com tremores, como o Mal de Parkinson. A ideia da colher é a correção desses movimentos involuntários, fazendo com que a pessoa alimente-se normalmente.

Outro projeto é um sistema de equilíbrio, que pode ser usado em pessoas com problemas de labirintite e até mesmo em uma cadeira de rodas. “Assim com o primeiro projeto, este também está em fase de protótipo. Mas a intenção é que ele produza a estabilização de um corpo e evite que a pessoa caia”, explica o coordenador do Napne, o psicólogo Alan Panizzi.

O terceiro projeto exposto é uma mesa e um computador adaptados, que foram adquiridos pelo IFSC para atender alunos com deficiência. “A mesa pode ser levantada e abaixada conforme for necessário para atender um cadeirante, por exemplo. A tela do computador é touchscreen, e o usuário pode controlar o computador por meio de um teclado adaptado, e dois mouses que podem ser usados por leves toques das mãos ou até dos pés”, explica Panizzi.

O psicólogo do IFSC frisa que participar deste evento é uma forma de reunir-se com a sociedade organizada que trabalha com as pessoas com deficiência. “Desta forma, podemos trocar experiências para deixar a vida dessas pessoas o mais confortável possível”, destaca.

O Workshop é realizado pela Fundação Luiz Aury Bodanese e pela Aurora e faz parte da comemoração dos 100 anos de Chapecó. Conheça a programação aqui.

Por Rafela Menin / Jornalista IFSC