Câmpus Chapecó irá apresentar 18 projetos durante o SEPEI 2017 PDF Imprimir E-mail
Qua, 30 de Agosto de 2017 11:32

Inicia na próxima segunda-feira o 6º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei). O Câmpus Chapecó irá apresentar 18 projetos desenvolvidos na unidade nos últimos meses.

O câmpus será representado por uma delegação de 28 pessoas, entre professores, técnicos-administrativos e alunos. Eles embarcam no domingo (03), às 22h30, no próprio Câmpus Chapecó. O evento ocorre entre os dias 4 e 6 de setembro, em Itajaí (SC).

Entre os projetos que serão apresentados está a “Impressão 3D”, desenvolvida por alunos e professores da graduação em Engenharia de Controle e Automação.

“Nos últimos anos, a utilização de impressoras 3D vem ganhando um grande destaque nos meios corporativos e acadêmicos. Atualmente, cada vez mais, a tecnologia de impressão 3D está se aproximando do consumidor final. Entretanto, o alto custo necessário para a aquisição desse equipamento retarda ou até mesmo impede uma difusão maior nos meios acadêmicos e em comunidades de baixa renda. Visando contornar essa dificuldade, este projeto propõe o desenvolvimento e a construção de impressoras 3D de baixo custo”, explica um dos estudantes, Eduardo Luiz Todero. Saiba mais.

Outro projeto é “Inclusão digital: um olhar para o futuro”, no qual foi criado um glossário em Libras focado na área de Informática. Ele foi desenvolvido por alunos e professores do Ensino Médio Técnico em Informática, pela Tradutora Intérprete de Libras e jornalista do câmpus.

“A Língua Brasileira de Sinais é a segunda língua oficial do Brasil, sendo utilizada na comunicação diária pela maioria das pessoas surdas do país. Porém, a mesma possui nichos específicos de vocabulário. A área da informática é um exemplo de um nicho, que possui uma defasagem de conhecimento vocabulário em Libras. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi projetar e desenvolver uma ferramenta que permitisse a difusão e aprendizagem de jargões da área de informática na Língua Brasileira de Sinais”, explica a Tradutora Intérprete de Libras do Câmpus Chapecó, Tatieli Lui Meneghini. Saiba mais.

Lista de projetos do Câmpus Chapecó:

- Interdisciplinaridade, emancipação e resistência crítica: perspectivas educacionais e filosóficas

- Impressão 3D: Ferramenta de prototipagem rápida para elaboração de metodologias e kits didáticos relacionados à Educação

- Materialização do currículo integrado na implantação de espaços sustentáveis

- Colher antivibração

- Remodelação do veículo urbano para cadeirantes utilizando fonte Solar

- Currículo Integrado e Prática Docente: Um Estudo Sobre Três Câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina

- Experiências interdisciplinares utilizando a criação de jogos que podem auxiliar algumas áreas de tecnologias assistivas

- Avaliação da Frequência de Malformações Congênitas em Nascimentos ocorridos no município de Chapecó-SC

- Retrofitting de célula de manufatura utilizando visão computacional de código aberto

- Inclusão Digital: Um Olhar para o Futuro (Glossário de Libras)

- Inclusão Digital: Responsabilidade Social

- Análise e Condicionamento de Sinal Eletromiográfico para Aplicação em Tecnologia Assistiva

- Evasão, permanência e êxito no curso a distância de Inglês do programa e-Tec Idiomas Sem - Fronteira no Instituto Federal de Santa Catarina

- Festival de Música do IFSC (FEMIFSC) - Região Oeste

- Estudo sobre o desgaste e vida de próteses

- Análise de rugosidade em aços inoxidáveis

- Visão Comportamental do Engenheiro Empreendedor

- Empreendedorismo Cooperativista De Santa Catarina

Saiba mais sobre o SEPEI:

O SEPEI tem por objetivo divulgar as experiências práticas e os resultados, bem como as relevantes tendências na área da inovação tecnológica, desenvolvidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão pela comunidade acadêmica do IFSC, assim como convidados externos.

O Sepei 2017 reunirá relatos de experiências em atividades de ensino, pesquisa e extensão, nas modalidades “apresentação oral” e “mostra digital de pôster”.

Para integrar as abordagens e promover reflexões e troca de experiências, o evento reunirá resumos expandidos dos trabalhos em quatro Divisões Temáticas (DT):

DT 1 – Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional

DT 2 – Meio ambiente, tecnologias e os desafios à sustentabilidade no contemporâneo

DT 3 – Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

DT 4 – Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC e Coordenadoria de Jornalismo do IFSC