Câmpus Chapecó divulga cursos gratuitos e expõe projetos dos alunos na Efapi 2017 PDF Imprimir E-mail
Sáb, 07 de Outubro de 2017 12:25

O Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participa da Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi), até o dia 15 de outubro, divulgando os cursos gratuitos e apresentando para a comunidade os projetos criados dentro de sala de aula. O stand está localizado no pavilhão 1.

Conheça os projetos:

Impressora 3D:

Assim como uma impressora comum - a chamada 2D – que imprime um desenho ou uma escrita em um papel, a impressora 3D faz o mesmo trabalho, mas é mais evoluída: transforma modelos em três dimensões, que estão desenhados em um programa de computador, em objetos palpáveis.

A impressora 3D pode imprimir desde peças simples, engrenagens, cubos, cones, até protótipos de robôs ou de carros que sejam utilizadas na indústria. Os objetos são construídos com um filamento de plástico, que é derretido a uma temperatura de 200 a 250 graus celsius, e vai formando camada por camada até o objeto final.

Bikerama:

Que tal fazer exercícios, se divertir e aprender ao mesmo tempo? Esta é a proposta da Bikerama, uma bicicleta acoplada a um autorama. Um mecanismo foi desenvolvido e acoplado à bicicleta, e ele faz a energia mecânica transformar-se em energia elétrica e em seguida em energia mecânica novamente. Em resumo, quando alguém começa a pedalar a bicicleta, esse mecanismo leva energia até o autorama e faz os carrinhos se moverem pela pista.

Garra robótica:

Projeto da área de tecnologia assistiva, desenvolvido pelos alunos e professores de Engenharia de Controle e Automação especialmente para auxiliar pessoas com deficiência. A garra é uma prótese que simula a abertura e o fechamento da mão, permitindo o controle de força.

Casa domótica:

O projeto leva este nome a partir da junção das palavras domus (casa) e robótica (controle automatizado de algo). Para desenvolvê-lo, os alunos e professores de Engenharia de Controle e Automação projetaram uma maquete que simula uma residência real controlada virtualmente.

Através de uma página de internet, é possível ter acesso e controlar as rotinas e as tarefas da casa, como a iluminação, a climatização, a abertura e o fechamento das portas e de um sistema de segurança.

A ideia é que os alunos aprendam a desenvolver este tipo de sistema automatizado para residências e propiciem mais simplicidade, conforto e segurança para os moradores. Além disso, foi pensado para facilitar a vida das pessoas com dificuldade de locomoção.

Robô Robotis:

Adquirido pelo Câmpus Chapecó neste ano, o robô chamado Robotis desempenha diversas funções já de fábrica, como cumprimentos e movimentos de luta. O desafio então para os alunos é criar novas funções, sistematizando e otimizando os 18 motores acoplados ao robô, responsáveis pelos movimentos e equilíbrio.

Saiba mais:

Inscrições dos cursos gratuitos:

Ensino Médio Técnico em Informática:
- De 16 de outubro a 06 de novembro.

Ensino Médio Técnico em Eletromecânica (Proeja – maiores de 18 anos);
Técnico em Eletroeletrônica (pós-Ensino Médio);
Técnico em Mecânica (pós-Ensino Médio):
- De 10 de novembro a 10 de dezembro.

Graduação em Engenharia de Controle e Automação:
- Em Janeiro/2018, através do Sisu (utiliza nota do Enem de 2017).

Conheça mais sobre os cursos do IFSC. Clique aqui.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC