Alunos do Ensino Médio e da Engenharia de Controle e Automação embarcam para Portugal em 2018 PDF Imprimir E-mail
Ter, 12 de Dezembro de 2017 10:15

Dois alunos do Câmpus Chapecó do IFSC embarcam para experiências internacionais em 2018. Eles foram aprovados no edital do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie).

Guilherme de Lima Schwaikartt, 17 anos, mora em Chapecó e estuda no 6º semestre do Ensino Médio Técnico em Informática. Ele irá ficar três meses na cidade de Porto, em Portugal. Já Amanda Simioni, 24 anos, mora em Xaxim e estuda no 8º semestre de Engenharia de Controle e Automação. Ela também ficará três meses em Portugal, mas na cidade de Setúbal.

Em Portugal, Guilherme irá participar do projeto Look4Imaging, que tem um enfoque nas imagens de exames radiográficos. “O objetivo é desenvolver algoritmos de correção de erros comuns em radiografias visando melhorar a qualidade dessa ferramenta essencial para exames médicos”, explica o aluno.

Amanda participará de outro projeto, intitulado Desenvolvimento de um modelo de caminhão pesado em um simulador de condução usando Software Cruden Panthera.

“Decidi participar do Propicie por ouvir relatos das experiências incríveis que os estudantes tiveram fazendo o intercâmbio e pela oportunidade de realizar um projeto fora do país. Como fazia algum tempo que havia me formado em um curso de inglês, me preparei no sentido da língua estrangeira, estudando alguns itens que não me recordava”, conta Amanda.

Já Guilherme conta que sempre quis viajar para outros países. “Venho tentando aplicações em diversos intercâmbios a aproximadamente seis meses. Soube do Propicie conversando com a diretora Ilca, que me incentivou a participar, e assim que decidi que iria tentar, eu comecei a praticar vocabulário e conversação em Inglês pra não me enrolar na hora. E deu certo! Tirei 9,0 na entrevista e fui contemplado”, conta Guilherme.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC