Prazo para solicitação de isenção do pagamento do Enem é prorrogado até 15 de abril PDF Imprimir E-mail
Qui, 12 de Abril de 2018 09:24

A solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 poderá ser realizada até as 23h59 de 15 de abril. A ampliação neste prazo, que antes terminava no dia 11, também foi estendida aos que precisam justificar a ausência na edição de 2017, o que é obrigatório para quem teve direito à gratuidade na edição do ano passado, mas faltou aos dois dias de aplicação, e ainda quer requerer a isenção no Enem 2018.

A ampliação no prazo, divulgada nesta sexta feira, 6, pelo Diário Oficial da União (DOU), foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) com o objetivo dar mais tempo para que os participantes possam se adequar as novidades desta edição, garantindo, assim, a isonomia a todas as pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição do Exame.

Em 2018,  tem direito à isenção, e obrigatoriamente precisa fazer as respectivas solicitação, o participante que: tenha concluído o Ensino médio, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; tenha participado do Encceja 2017, na modalidade do ensino médio e que tenha obtido proficiência que permita certificação na área de conhecimento em que se inscreveu; tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (Lei nº 12.799/2013); além daquele que declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membros de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A solicitação deve ser feita, exclusivamente, pelo endereço http://enem.inep.gov.br/participante. O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 23 de abril.

Quem não conseguir a isenção ou não se enquadrar nos critérios para a solicitação, terá que pagar a txa de inscrição no valor de R$ 82,00.

Clique aqui para acessar a retificação do edital

Sobre o Enem 2018

O período de inscrições para Enem 2018 será de 7 a 18 de maio. As provas estão agendadas para os dias 4 e 11 de novembro.

No primeiro domingo, serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas, com duração de cinco horas e meia. Já no segundo domingo, será a vez dos candidatos responderem às provas de Ciências da Natureza e Matemática, com cinco horas de duração.

Todas as informações do exame devem ser acompanhadas no site do Enem.

Graduação no IFSC

Quem quiser fazer uma graduação no IFSC em 2019, como o curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Chapecó, precisa fazer o Enem 2018. O processo de seleção para todas as vagas será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

--

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep