Alunos participam da primeira fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais PDF Imprimir E-mail
Sex, 11 de Maio de 2018 12:42

Os alunos dos cursos de Ensino Médio Técnico do IFSC participaram nesta sexta-feira (11) da primeira fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif). No Câmpus Chapecó, 24 estudantes do Ensino Médio Técnico em Informática resolveram as 30 questões propostas pela organização.

A Omif é realizada pela primeira vez e terá duas fases: a primeira que foi aplicada nesta sexta, na própria escola do aluno inscrito. Nesta etapa, os inscritos realizaram uma prova objetiva com 30 questões com 5 alternativas cada. A segunda fase será em 19 de outubro, no Instituto Federal Sul de Minhas Gerais - Câmpus Muzambinho, idealizador da olimpíada. A prova será dissertativa com cinco questões. Nesta data, além da aplicação da prova, também serão realizadas palestras, dinâmicas, confraternizações e a premiação.

“Eu sempre gostei de Matemática, então gosto muito de participar dessas competições. Como já participei de outras Olimpíadas regionais e nacionais e consegui premiações, é ainda melhor participar de outras Olimpíadas”, conta o aluno do módulo 5, Matheus Vieira Santos.

Além de competir, Matheus garante que seu aprendizado em sala de aula também melhorou muito. “As olimpíadas ensinam de outra forma, as vezes precisamos usar mais lógica e menos fórmulas, então é uma boa forma de conseguir compreender vários outros conteúdos”, afirma.

A professora de Matemática do câmpus sempre incentiva os alunos a participar. “Competir sempre é desafiador. Ainda mais para quem gosta da Matemática. Nós participamos pois sempre agregamos conhecimento quando se faz provas de Olimpíadas de Matemática. E essa Olimpíada será somente entre os Institutos Federais e escolas do exterior de nível equivalente”, ressalta Luciane Cecchin Mario.

Saiba mais

A ideia de criar uma olimpíada de matemática da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede Federal) teve como precursor um projeto de extensão do Câmpus Muzambinho, que visava desenvolver aulas, materiais didáticos, monitorias e atendimentos online para outras olimpíadas.

Os professores perceberam que a Rede Federal tem condições de realizar sua própria olimpíada, levando em conta o alto nível de seus professores, infraestrutura institucional e visão de educação. Assim, nasceu a parceria entre o IFSULDEMINAS e o IFRN, com o objetivo de fundar a Omif.

Nesta primeira edição, o projeto se desenvolve com a parceria entre o IFSULDEMINAS (Câmpus Muzambinho); IFRN (Câmpus Natal-Central) e IFSP (Câmpus São João da Boa Vista). Para as próximas edições, a comissão organizadora pretende fazer a OMIF como projeto comunitário da Rede Federal.

Para saber mais informações, leia o regulamento, no site da OMIF.

Rafaela Menin | Jornalista IFSC