Cerca de 300 alunos do Ensino Médio participam da primeira fase da OBMEP PDF Imprimir E-mail
Qua, 06 de Junho de 2018 19:16

As 20 questões da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) foram aplicadas nesta terça-feira (05) para cerca de 300 alunos do Ensino Médio Técnico em Informática e do Ensino Médio Técnico em Eletromecânica (Modalidade Proeja). No ano passado, o Câmpus Chapecó do IFSC foi contemplado com 10 menções honrosas.

Depois desta etapa, os alunos melhores classificados passarão para a segunda fase, que vai ocorrer em 15 de setembro. Nesta, a prova é dissertativa e tem apenas seis questões. "O número de alunos classificados depende do número de alunos inscritos para a primeira fase e no nosso caso, podemos classificar 19 alunos para a segunda", explica a professora de Matemática e coordenadora da OBMEP no câmpus, Luciane Cecchin Mario.

Depois das duas fases, os alunos que tiverem melhor desempenho serão premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze e também com certificado de Menção Honrosa. Estes serão convidados a participar de um Programa de Iniciação Científica. Além de classificar para a segunda fase da OBMEP, esta fase também classifica para as Olimpíadas Regionais de Matemática (ORM), e  inda para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBM), dando premiações e oportunidades de estudo.

"A participação em Olimpíadas de Matemática instiga o pensamento lógico, a curiosidade, a competitividade 'sadia', além de contribuir para o conhecimento matemático em sala de aula", afirma Luciane.

Saiba mais no site da OBMEP.

Rafaela Menin | Jornalista IFSC