Módulo 8 do Ensino Médio Técnico em Informática tem contato com mercado de trabalho PDF Imprimir E-mail
Sex, 15 de Junho de 2018 14:20

Continuando as visitas ao mercado de trabalho da área da Informática, os alunos do módulo 8 do Ensino Médio Técnico em Informática foram levados à empresa Raffinato - Sistemas para Gastronomia e Entretenimento.

A visita técnica foi no dia 05 de junho durante as aulas de Programação para Web 2 e Desenvolvimento de Sistemas 2. Na empresa, os alunos e professores foram recebidos pelo diretor administrativo Marcio Muxfeldt, que apresentou a empresa e o funcionamento da mesma, bem como, a tecnologia que utiliza e o perfil que espera de seus funcionários. "Foi uma oportunidade para os educandos visualizarem na prática os conceitos aprendidos nas aulas", destaca a professora de Informática Lara Oberderfer.

O aluno Lucas Cordazzo afirma que conseguiu tirar dúvidas sobre como são selecionados os novos funcionários e sobre como funciona o gerenciamento dos projetos. "O diretor falou de vários tópicos importantes, como organizar uma empresa e as equipes na hora de decidir o que vai ser desenvolvido. Resumindo, é bom ter essa experiência de poder conversar com alguém de dentro, que pode explicar o "mundo do trabalho" nessa área, que é o que escolhi pra mim também", afirma.

Para Gabriela Lopes, que pretende seguir na área durante a graduação, foi essencial conhecer aplicações que ainda não conhecia. "E também conhecer o que eu não sabia que era necessário uma empresa inteira por trás de um programa. É uma área interessante com muitas possibilidades de emprego, o que mais chama a minha atenção", afirma.

Já o estudante Lucas Perrusi destaca que a visita técnica foi rica no sentido de mostrar o layout padrão de disposição e funcionamento de uma software house na prática. "Serviu como motivação ou mesmo choque de realidade para os possíveis interessados em seguir na área, assim como inteirou sobre conceitos modernos, como BI e PDV", destaca.

Por Rafaela Menin | Jornalista IFSC