Alunos do Câmpus Chapecó dominam atletismo e faturam 28 medalhas no JIFSC PDF Imprimir E-mail
Ter, 07 de Agosto de 2018 13:12

Os alunos do Câmpus Chapecó voltaram com 28 medalhas dos Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC), realizado em Criciúma entre os dias 31 de julho e 04 de agosto. A competição entregou 24 medalhas aos estudantes dos cursos integrados e 04 aos alunos dos cursos gerais.

O carro chefe do câmpus continua sendo o atletismo. Nesta modalidade, nos jogos dos cursos integrados, os alunos conquistaram 13 das 24 medalhas de ouro e ainda nove medalhas de prata e duas de bronze. Já na competição dos cursos gerais, os estudantes ganharam dois ouros, uma prata e um bronze.

A quantidade e o tipo das medalhas resultaram em pontuações altas ao câmpus. Ao final dos jogos, Chapecó conquistou a primeira colocação na classificação geral feminina, pelo sétimo ano consecutivo (cursos integrados), e ainda o primeiro lugar geral masculino no atletismo (cursos gerais).

O segredo das conquistas tem sido um misto de garra dos alunos com o olhar clínico do professor. “Desde a primeira edição, apostei no atletismo e os resultados foram aparecendo. Após os primeiros resultados que foram obtidos pela determinação dos alunos, outros estudantes buscaram participar, o que me motivou a criar um projeto e mais tarde conseguir tempo para treiná-los”, conta o professor de Educação Física do Câmpus Chapecó, Eder Ferrari.

A garra precisa ser intensa porque o atletismo é um esporte praticado ao ar livre, diante de diversas intempéries. E, neste quesito, as alunas têm se destacado mais. “O atletismo precisa de pessoas dedicadas e que não tenham medo de ‘sofrer’ com os treinos. E as nossas meninas mostraram e mostram isso ano após ano”, enfatiza o professor.

Inclusive duas alunas do câmpus ficarão na história da competição. Elas estão entre as principais responsáveis por alavancar a tradição do Câmpus Chapecó no atletismo durante o JIFSC e também em outras competições. “Nós tivemos o fenômeno Ketllyn Zanette, que ajudou o câmpus a criar a tradição de uma equipe forte. E temos outras que ajudaram o câmpus a ser essa potência, como a aluna Thais Aparecida, que encerrou sua participação no JIFSC neste ano e já foi campeã no JIFSul e JIFNacional”, afirma Eder.

Ketllyn despediu-se do IFSC e consequentemente dos JIFSC no ano passado. Foi graças a descoberta do professor Eder nas aulas de Educação Física do Ensino Médio Técnico e, em seguida, dos resultados positivos nas competições, que atualmente Ketllyn recebe bolsa de estudos para competir e cursar a graduação de Educação Física em uma universidade de Chapecó. Saiba mais sobre a história dela aqui.

Este ano é a despedida de Thais. Como ela se forma no Ensino Médio Técnico no final do ano, foi ao JIFSC para competir pela última vez. Saiu de lá com três medalhas: ouro no 400 metros e no revezamento 4x100, e também uma prata no salto em altura. Ao todo, foram quatro anos participando de todas as competições que os Institutos Federais organizam.

"Entrei no IFSC em 2015 e já fui para o primeiro JIFSC. Desde lá, participei de todos os Jogos do IFSC, o JIFSul e o JIFNacional. Não imaginava que iria tão longe, mas sempre acreditei em mim e sabia que com muito treino e dedicação chegaria aonde quisesse", afirma Thais. Neste ano, ela respira gratidão: "só tenho a agradecer ao IFSC, ao professor Éder Ferrari, a toda a equipe do atletismo, às meninas do futsal. E também à minha família que sempre me apoiou e nunca deixou eu desistir".

JIFSC - 2018 - Resultados do Câmpus Chapecó:

Feminino – Atletismo (Cursos Integrados):

- 100m: Larissa Giachini em 1º e Nicole Lessa de Lima em 3º

- 200m: Larissa Giachini em 1º e Vitorya Crystina Baldez Ferreira em 2º

- 400m: Thais aparecida da Silva em 1º

- 800m: Patrícia Voigt em 2º

- 1500m: Patrícia Voigt em 2º e Evelyze Turmena em 3º

- 3000m: Evelyze Turmena em 2º

- Lançamento do disco Amanda Thainara Farezin em 1º e Maria Isabel Michelon Duz em 2º

- Arremesso do peso: Amanda Thainara Farezin em 1º e Maria Isabel Michelon Duz em 2º

- Lançamento do dardo: Gabriela Schneider Lopes em 1º

- Salto em distância: Nicole Lessa de Lima em 1º

- Salto em altura: Vitorya Crystina Baldez Ferreira em 1º e Thais aparecida da Silva em 2º

- Revezamento 4x100 em 1º

Masculino – Atletismo (Cursos Integrados):

- 100m Henrique Oliveira dos Santos em 1º

- 200m Henrique Oliveira dos Santos em 1º

- 400m Pedro L. Marchiori em 2º

- Arremesso do peso: Guilherme Grigolo Kielb em 1º

- Lançamento disco: Guilherme Grigolo Kielb em 1º

- Revezamento 4x100 em 2º

Masculino – Atletismo (Cursos gerais):

- 100m: Samuel Henrique Sartor em 1º e Gleison Stopossola em 3º

- Corrida rústica: Marcelo dos Santos em 1º

- Salto em distância: Samuel Henrique Sartor em 2º

Confira os boletins com todos os resultados do JIFSC 2018.

Rafaela Menin | Jornalista IFSC com informações da Comissão Organizadora do JIFSC