• Facebook Page: 141150569282013
  • Twitter: ifscchapeco

Guia de Cursos

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Home
Alunos apresentam no Sepei 2018 projeto de sementeiras feitas com cápsulas de café PDF Imprimir E-mail
Qua, 19 de Setembro de 2018 14:41

O Câmpus Chapecó embarcou para o 7º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2018) com 40 alunos e servidores. São eles que irão apresentar 20 experiências desenvolvidas dentro e fora do câmpus em diversas áreas, como meio ambiente, física, química, automação, robótica e comunicação.


Entre os trabalhos está o desenvolvimento de sementeiras a partir do reaproveitamento de cápsulas de café. Pensando na sustentabilidade, alunos e professores do Ensino Médio Integrado em Informática trabalharam primeiro para coletar as cápsulas e conseguiram 1.523 unidades.


Em seguida, foram discutidos temas de qualidade de solo, germinação, desenvolvimento vegetal e fotossíntese em aulas de Química e Biologia. Depois, os alunos e professores ainda selecionaram o melhor modelo de sementeira e, por último, as mudas produzidas foram plantadas na horta comunitária do câmpus.


“Cultivamos culturas comumente utilizadas em hortas domésticas para selecionar o modelo de sementeira que apresentou melhores resultados de germinação e resistência ao uso e desta forma ser viável para se fazer em casa”, detalham os professores Marcos Maciel, Fábio da Silva e Gerson Witte.


O aluno Evandro Lima começou a se dedicar às cápsulas e sementeiras há um ano. Conseguiu a vaga por se enquadrar no Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), exigido pelo IFSC para este projeto. Nesta semana, o estudante do módulo 6 irá apresentar a experiência no Sepei 2018. “Além de conhecer várias pessoas fora da sala de aula, ao participar do projeto acabei tendo aulas extras de química e artes, que contribuíram bastante para meu aprendizado”, conta.


A aluna Mariana Cintra, também do módulo 6, participa do Sepei para expor uma continuação do projeto apresentado por Evandro. No caso dela, o foco é explicar sobre uma estufa desenvolvida no Câmpus Chapecó e utilizada para abrigar as sementeiras geradas a partir das cápsulas de café. “Eu amo plantar e mexer com hortas, então isso me motivou muito a participar do projeto desde o início. Também está sendo um grande aprendizado participar do Sepei”.


Deste projeto, também participou o professor de Física Alencar Migliavacca. Foi ele quem ensinou aos alunos sobre o aproveitamento da energia solar e outros processos da construção da estufa.

 

 

 


Projetos do Câmpus Chapecó no Sepei 2018:


Comunicação Oral:

Desenvolvimento de sementeira a partir do reaproveitamento de capsulas de cafe expresso

Clube da fisica difundindo saberes e tecnologias nas escolas chapecoenses - oficinas de arduino

Estado do conhecimento das produções sobre proeja no brasil

O que rola no câmpus?

Mini usina didática para produção de biodiesel

Sistema de supervisão e controle do túnel de vento para ensaios de micro turbinas eólicas

Retrofitting de impressora 3D

IFSC-química: de portas abertas para a comunidade

Bancada didática de controle de motor cc

Helicóptero de bancada

Estudantes imigrantes: educação, trabalho e lazer

Radio escola do IFSC Câmpus Chapecó

Analise das mudanças ocorridas em Chapecó e do processo de reconstruçao da Associação Chapecoense de Futebol pós a tragédia aérea de 29 de novembro de 2016

Os organismos internacionais e a Educação Profissional no brasil e no México


Pôster:

Sensibilização e qualificação para o turismo em Chapecó e arredores

Análise do aço utilizado em um eixo de transmissão fraturado em serviço

Estudo de isolamento térmico para sistema de transferência de calor em maquina termo-formadora de descartáveis plásticos

Desenvolvimento de estufa para sementeiras de reaproveitamento de cápsulas de cafe expresso

As inovações pedagógicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Produto educacional na formação do mestre em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina



---

Rafaela Menin | Jornalista IFSC

 

Acesso Intranet

Usuário:
Senha:
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.