Aluno do Ensino Médio Técnico cumpre meta de vida ao participar do intercâmbio estudantil do IFSC PDF Imprimir E-mail
Sex, 08 de Março de 2019 14:21

Quando pisou os pés no Câmpus Chapecó do IFSC pela primeira vez, Elias Eduardo Bort já estava com o objetivo traçado: participar de um intercâmbio em outro país. Depois de três anos estudando no Ensino Médio Técnico, ele cumpre com a meta que prometeu a si mesmo. Na próxima terça-feira (12), Elias embarca para a cidade de Porto, em Portugal.

“Eu sempre tive a vontade de viajar e de conhecer novos lugares, pessoas, culturas. Mas viagens custam caro, geralmente, então essa sempre foi uma meta de longo prazo”, revela o estudante. Foi aí que Elias descobriu que o IFSC oferece um programa de intercâmbio estudantil, o Propicie. “Era uma possibilidade real, então isso se tornou um dos principais motivos pra eu ter escolhido a instituição”.

Com a meta traçada, Elias começou a desenvolver as habilidades que precisaria para passar na seleção do Propicie: dedicou-se ao máximo nas disciplinas do Ensino Médio Técnico, já que as notas são um dos quesitos avaliados e, estudou inglês, primeiro em uma instituição de ensino e depois em casa, assistindo a vídeos e lendo notícias online em inglês.

“O IFSC oferece diversas ferramentas pra quem precisa de auxílio no aprendizado, como os horários de atendimento dos professores e as monitoras de ensino. Se você tem um propósito, o estudo se torna bem mais prazeroso”, acredita.

Durante os três meses que fica em Portugal, Elias vai participar do TheRoute, um projeto multidisciplinar que envolve alunos de diversas áreas do conhecimento. O objetivo é o desenvolvimento de um software para a geração de rotas de turismo no norte de Portugal, bem como a promoção de rotas já existentes.

“É meu primeiro contato com um país diferente do meu, então eu espero conhecer muitos lugares, pessoas, tradições e voltar com uma experiência incrível para o Brasil. Além disso, estou ansioso para colocar em prática as coisas que eu aprendi no curso (Técnico em Informática) e também pra aprender novas tecnologias”.

Quer fazer um intercâmbio?

Neste mês de março, os alunos selecionados no Propicie 15 estão embarcando para seus destinos internacionais. Será possível acompanhar suas experiências pelo Blog dos Intercambistas.

De acordo com a Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC (Assint), o próximo edital do Propicie está previsto para ser lançado no final de abril. Os alunos interessados podem acompanhar as informações pela página de intercâmbio e já ir providenciando alguns documentos como passaporte e vistos, além de aprender um segundo idioma.

Rafaela Menin | Jornalista IFSC