ALUNOS DO ENSINO MÉDIO “INTEGRAM” CONHECIMENTO COM A IMPRENSA LOCAL DE CHAPECÓ. PDF Imprimir E-mail
Qua, 28 de Março de 2012 11:15

No último dia 15 de março, os alunos do Módulo II do Ensino Médio Integrado em Informática do IF-SC, campus Chapecó acompanhados dos professores visitaram o Jornal Voz do Oeste, atividade que fez parte da Oficina de Integração intitulada “O surgimento da Imprensa”.  A Oficina de Integração é uma grade curricular no Curso de E.M.I do Campus Chapecó e tem como objetivo  proporciona a interdisciplinaridade e instigar a pesquisa . Com o intuito de relacionar a prática do dia a dia de um jornal e envolver todas as disciplinas do curso nas oficinas, planejou-se a visita técnica ao Jornal Voz do Oeste.

O objetivo das atividades foi conhecer a história da imprensa e identificar qual o papel dela na sociedade, Conhecer como funciona todos os setores de um jornal e aprofundar assuntos trabalhados no semestre pelas unidades curriculares envolvidas a partir de uma abordagem interdisciplinar e de um trabalho realizado em dois momentos com o tema Surgimento da Imprensa.

Na primeira oficina realizada no dia 08/03/12 os professores Ana M. B. Massarollo, Alencar Migliavacca e Jaqueline Russczyk fizeram uma introdução ao tema Surgimento da Imprensa com questionamentos aos alunos. Logo após assistiram aos Vídeos: O Surgimento da imprensa e a História do Jornal Impresso.  Um dos grandes desafios da imprensa é buscar com precisão o direito à informação, divulgando assuntos, cujo enfoque particular sejam significativos para a formação da opinião pública. No decorrer da oficina o tema censura foi um ponto muito discutido pelos alunos o qual, nos ajudou a nortear a visita ao jornal.

No segundo momento os alunos visitaram o jornal Voz do Oeste acompanhados dos professores Adriano, Ana, Gerson, Jaqueline, Joce e Ricardo. Foi uma experiência muito importante, pois os alunos conseguiram relacionar os conteúdos estudas em sala de aula, como por exemplo, os métodos de impressão preto e branco e colorido, pelo método off-set, comentado nas aulas de artes pelo professor Gerson, como se constrói uma charge ou uma tirinha de um jornal ou revista, vista nas aulas de português com a professora Ana e os debates feitos nas aulas de sociologia com a professora Jaqueline sobre as questões políticas e sociais envolvidas nas notícias divulgadas por um jornal. E tantos outros temas que são vistos no dia a dia escolar.

Orientados por um roteiro de questões, os alunos fizeram questionamentos e anotações. A síntese dos dois encontros ocorrerá em sala de aula com a presença dos professores envolvidos.  Agradecemos ao jornal Voz do Oeste por nos receber e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos.