CAMPUS CHAPECÓ PARTICIPA COM DESTAQUE DO II SEMINÁRIO DE PESQUISA NO CAMPUS GASPAR PDF Imprimir E-mail
Seg, 18 de Junho de 2012 14:40

" A dimensão ambiental na formação profissional" foi o tema discutido durante a quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, por servidores e estudantes de vários Institutos Federais e de outras instituições no II Seminário de Pesquisa, realizado no campus Gaspar. Organizado pelo IFSC em parceria com o IFC, o sedeminário teve palestras, exposição de projetos e grupos de trabalho.

Na exposição de pôsteres e trabalhos, dois projetos do Campus Chapecó chamaram a atenção dos visitantes, ambos destinados a desenvolver materiais didáticos. A professora Ângela Silva e a aluno Pricila Cerezolli, do curso de Engenharia de Controle e Automação, desenvolveram o "Material didático para o ensino de Química no Campus Chapecó", com destaque para o tema "biodiesel". Elas demonstram visualmente todo o processo de produção do combustível a partir de vegetais como a soja, a canola e o milho.

seminariogaspar2"Percebemos que ter o aparato na aula ajuda bastante os alunos, pois torna o conteúdo mais palpável", diz Pricila. O projeto tem como público-alvo alunos dos cursos Proeja em Eletromecânica, integrado em Informática e da Engenharia de Controle e Automação. "E uma boa oportunidade para discutir como o meio ambiente insere-se na educação profissional e tecnológica, que é o tema do seminário", completa Ângela. Elas também trabalham com materiais didáticos relativos a ao alumínio(como é extraído, onde é utilizado, como é reutilizado etc.) e química dos medicamentos.

Em outro projeto do Campus Chapecó, uma maquete que serviria inicialmente para mostrar o potencial hidroelétrico da microbacia do Arroio Grande, no Oeste do Estado(região de Xanxerê), acabou virando material para "Aprendizagem interdisciplinar através do projeto de potencial hidrico em microbacias hidrográficas: estudo de caso da microbacia do Arroio Grande" como mostra o titulo do trabalho.

seminariogaspar31Feita em isopor, a maquete mostra a bacia em relevo e pode, como explicam as alunas Maiza Fossatto e Vitória Almeida de Souza, do curso técnico integrado em informática, ser usada em aulas de diferentes disciplinas, como geografia, história e até educação física, pois indica locais onde podem ser feitas trilhas. "Cada disciplina pode usar a maquete para passar conteúdos relativos a sua área", diz Maiza. Também são apontados 10 partes da bacia com os respectivos potenciais de geração de energia. O estudante Ericson Borghardt é o terceiro integrande da equipe de bolsistas, orientada pelos professores Miguel Debarba e Luiz Sívio Scartazzini.