Enem 2015: Câmpus Chapecó garante o primeiro lugar entre as escolas públicas da cidade PDF Imprimir E-mail
Qui, 03 de Novembro de 2016 15:28

O Câmpus Chapecó do IFSC ficou entre as dez melhores escolas públicas do estado, no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2015. As notas foram divulgadas nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC).

Nas provas objetivas, a pontuação média do Câmpus Chapecó fechou em 576,05. Já na redação, a nota foi de 644,29. Essas médias colocaram o câmpus em primeiro lugar entre as escolas públicas de Chapecó e em quinto lugar entre as escolas públicas de Santa Catarina.

Se forem consideradas todas as escolas chapecoenses, inclusive as privadas, o Câmpus Chapecó fica em quinto lugar no ranking da cidade.

João Vitor Merlo é um dos alunos que contribuiu para o resultado do câmpus: a média dele fechou em 650 pontos. Formado na metade deste ano, fez vestibular e foi aprovado em 9º lugar em Engenharia de Controle e Automação, no próprio IFSC.

“Tive professores muito qualificados, a maioria com Mestrado ou Doutorado. Tive também uma disciplina que fez muita diferença na formação: a Oficina de Integração, pois ela trabalha com a interdisciplinariedade. As matérias técnicas também contribuíram para que eu aprendesse mais as matérias básicas”, destaca o aluno.

Ainda para João, as aulas de reforço, com os professores, e as monitorias, com os alunos, também são diferenciais na aprendizagem. “Por último, ainda destaco a possibilidade de conseguir bolsa de pesquisa e extensão já no Ensino Médio. Elas auxiliam a adquirirmos conhecimento fora da sala de aula”, finaliza.

Para o Diretor de Ensino, Jacson Dreher, há uma série de fatores para o bom resultado do câmpus: a qualificação dos docentes, a proposta de integração do currículo, o acompanhamento pedagógico e ainda no trabalho desenvolvido pelos docentes e pela coordenação do curso que dá o norte às ações.

“Um curso técnico integrado ao Ensino Médio deve proporcionar uma formação integral do aluno, para que ele seja não só bom tecnicamente, mas um cidadão crítico e bem preparado para conseguir dar continuidade a sua formação”, enfatiza Dreher.

Exemplos de projetos

Em uma das disciplinas do Ensino Médio, a Oficina de Integração, os alunos dão vida a diversos projetos. Um deles foi destaque nacional em 2016: o Glossário em Libras na área de Informática. Conheça mais aqui, assistindo a matéria exibida no programa Como Será, da Rede Globo.

Outros câmpus do IFSC

Outros três câmpus do IFSC também ficaram entre os 10 primeiros colocados entre as escolas públicas de SC: Florianópolis (1º), Joinville (2º) e São José (8º). Ainda aparecem nas primeiras posições da lista os câmpus de São Miguel do Oeste (12º) e Araranguá (16º).

Confira as notas dos câmpus do IFSC divulgadas pelo MEC:

Câmpus Chapecó*: 576,05 (objetivas) e 644,29 (redação)

Câmpus São Miguel do Oeste: 560,65 (objetivas) e 653,85 (redação)

Câmpus Florianópolis: 594,47 (objetivas) e 602,03 (redação)

Câmpus Joinville: 592,01 (objetivas) e 587,41 (redação)

Câmpus São José: 568,72 (objetivas) e 569,54 (redação)

Câmpus Araranguá: 544,41 (objetivas) e 567, 43 (redação)

*Em Linguagens, a média do IFSC em Chapecó ficou em 569,75; em Matemática: 570,9; em Ciências Humanas: 628,46; e em Ciências da Natureza: 535,11. Ao final, a média fechou nos 576,05.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC e Coordenadoria de Comunicação IFSC