Câmpus Chapecó oferece mais de 100 vagas gratuitas para cinco cursos de qualificação profissional PDF Imprimir E-mail
Qua, 15 de Fevereiro de 2017 09:19

O Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abre as inscrições no dia 24 de fevereiro para cinco cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Todos são cursos gratuitos e de qualificação profissional rápida.

O edital com todas as informações está disponível no site do IFSC. As opções de cursos são: 1) Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade -NR10 (Básico); 2) NR-35 Trabalho em Altura; 3) Partida e Proteção de Motores Elétricos; 4) Hidráulica e Pneumática básica; e 5) Assistente de Torneiro Mecânico. Conheça os detalhes de cada curso abaixo.

As inscrições serão feitas somente pela internet, no Sistema de Ingresso do IFSC, entre os dias 24/02 e 13/03. Se houver mais candidatos do que vagas, haverá um sorteio público.

Os sorteados serão divulgados no Sistema de Resultados do IFSC e deverão realizar a matrícula no Registro Acadêmico do câmpus nos dias 17, 20 e 21 de março.

Informações úteis:

Inscrições (24/02 a 13/03):

Sistema de Ingresso do IFSC. Clique aqui.

Resultados (a partir de 16/03):

acesse o Sistema de Resultados do IFSC. Clique aqui.

Matrículas (17, 20 e 21/03):

- No próprio câmpus com os seguintes documentos:

A) Fotocópia da Carteira de Identidade, acompanhada da original;

B) Fotocópia do CPF, acompanhada do original ou a apresentação do “Comprovante de Inscrição no CPF” impresso a partir do sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil na Internet, no endereço http://www.receita.fazenda.gov.br, ou emitido pela entidade conveniada, desde que acompanhado de documento de identificação do inscrito;

C) Duas fotos 3x4, coloridas e recentes (exceto para Araranguá, Chapecó e Lages);

D) Comprovar todos os pré-requisitos exigidos pelo curso para o qual se inscreveu, conforme especificado no quadro de vagas. No caso da escolaridade, o candidato poderá apresentar como comprovante outro nível de escolaridade, superior ao exigido, se for o caso, ou apresentar uma autodeclaração de escolaridade, preenchida e assinada – modelo disponível no link http://www.ifsc.edu.br/ingresso-declaracoes-matricula e).

Obs. Na falta dos documentos dos itens a e b, podem ser substituídos por outro documento oficial de identificação com foto, desde que contenha o número do RG e do CPF

Cursos ofertados em Chapecó:

Curso 1) Assistente de Torneiro Mecânico

Descrição: O curso irá capacitar o aluno para atuar em operações de usinagem, tais como torneamento e fresamento, através do conhecimento dos processos de fabricação que envolvem usinagem e da utilização de um torno mecânico.

Período do curso: 05/04/2017 a 28/06/2017

Dias e horários das aulas: Quarta: 13h30 - 17h30

Pré-requisitos do curso: Quarta série do ensino fundamental. Idade mínima 16 anos.

Mais informações: Edital nº 30/DEING/2017/1.

Curso 2) Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade -NR10 (Básico)

Descrição: O curso irá capacitar o aluno para desenvolver atividades de eletricista na área da construção civil, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, e seguindo as normas de segurança no trabalho.

Período do curso: 06/04/2017 a 29/06/2017

Dias e horários das aulas: Quintas-feiras, das 19h – 22h30

Local das aulas: Câmpus Chapecó (Avenida Nereu Ramos, 3450D, Bairro Seminário)

Pré-requisitos do curso: Ensino fundamental completo e Idade mínima de 18 anos.

Curso 3) NR-35 Trabalho em Altura

Descrição: O curso proporciona conhecimento da Norma NR-35, realizando de forma segura qualquer atividade em altura maior que dois metros, obedecendo as normas, leis e procedimentos de segurança do trabalho.

Período do curso: 06/04/2017 a 29/06/2017

Dias e horários das aulas: Quintas-feiras, das 19h – 22h30

Pré-requisitos do curso: Ensino fundamental completo e Idade mínima de 18 anos.

Curso 4) Partida e Proteção de Motores Elétricos

Descrição: O curso irá tornar o aluno apto a fazer instalação e substituição de motores elétricos e componentes relacionados à partida e proteção destes motores de indução monofásicos e trifásicos.

Período do curso: 03/04/2017 a 19/06/2017

Dias e horários das aulas: Segundas: 08h - 12h

Curso 5) Hidráulica e Pneumática básica

Descrição: O aluno irá conhecer os componentes hidráulicos e pneumáticos, seus princípios físicos, simbologia, aplicações industriais e sua manutenção.

Período do curso: 04/04/2017 a 29/06/2017

Dias e horários das aulas: Terças e quintas: 13h30 - 17h30

Pré-requisitos do curso: Ensino fundamental completo.
Idade mínima 18 anos.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC