Alunos do Ensino Médio desenvolvem jogos de computador e aprendem programação para web PDF Imprimir E-mail
Qua, 29 de Março de 2017 13:27

Os alunos do Módulo VII do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio passaram o semestre desenvolvendo jogos na unidade curricular Programação para Web I. Como o semestre 2016/2 foi finalizado em 2017, os trabalhos finais foram entregues no final de fevereiro.

O resultado pode ser conferido no site da professora Lara Oberderfer: http://docente.ifsc.edu.br/lara.popov/jogos.html. Entre as opções estão jogos sobre cadeirantes, cão guia, jogo da memória paraolimpíada, jogo esquisofrenia, jogo do cego, entre outros jogos interdisciplinares.

A professora explica que, nesta unidade curricular, o conteúdo diz respeito a programação para internet utilizando linguagens de formatação de texto, como o HTML e linguagem de apresentação, como o CSS.

“Neste sentido, as atividades realizadas buscam dialogar com os temas e conteúdos elencados pela Oficina de Integração do Módulo VII, pelas outras unidades curriculares e outras áreas do conhecimento do curso, por meio do planejamento integrado e da escolha de assuntos afins ao tema Informática, Ética e Cidadania”, afirma Lara.

A aluna Ana Luiza Pedroso da Silva relata que desde o começo, os alunos foram provocados a pensar no futuro, pois estão na reta final do curso.

“Durante todo o semestre pairava sobre nós uma pergunta latente: “o que eu farei da minha vida?”, portanto, nos empenhamos em pesquisar primeiramente o que eram estas ditas áreas do conhecimento, o que significava uma pessoa se intitular de humanas ou de exatas e o mais importante, qual é o meu perfil? Com qual área eu tenho afinidade? E qual curso que aborda minhas vontades?”, detalh.

Com base nessas perguntas e na pesquisa realizada, a turma todo desenvolveu um jogo chamado “Workium”, que desafia o usuário a responder perguntas sobre profissões em alguns segundos. Clique aqui para acessar ao jogo.

“Nosso jogo parte do princípio que cada profissão é única, com diferentes características, portanto desenvolvemos diversas dicas para cada profissão. Com o jogo, descobrimos também quantas profissões existem e como uma graduação pode se ramificar em muitas profissões diferentes”, conta a aluna.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC